Tal desígnio é hoje essencial para a consolidação e internacionalização do nome Benfica, salvaguardando sempre a sua Gloriosa história, e também para a criação de uma relação de maior proximidade com associados e adeptos. |
O QUE FAZ SENTIDO É SERVIR O BENFICA COMUNICAÇÃO & DIGITAL
O Movimento considera fundamental a consolidação do Sport Lisboa e Benfica como esteio vanguardista de uma sociedade cada vez mais digital e globalizada, apresentando um conjunto de medidas a adoptar para uniformizar as plataformas de comunicação do Clube, sejam as que utilizam as vias de informação ditas convencionais, sejam as que aproveitam a diversificada e moderna oferta das novas tecnologias de informação. Tal desígnio é hoje essencial para a consolidação e internacionalização do nome Benfica, salvaguardando sempre a sua Gloriosa história, e também para a criação de uma relação de maior proximidade com associados e adeptos. E1) Garantir, sempre que possível, a transmissão dos jogos da equipa de futebol profissional na BenficaTV. O canal do Clube voltará a ter a sua designação original e continuará a ser a via primordial para a transmissão em directo dos jogos do Sport Lisboa e Benfica. E2) Reformulação da forma e dos conteúdos da BenficaPlay. Para o Movimento, não faz sentido que não haja um acesso gratuito para os associados do clube a conteúdos que, hoje em dia, todos os grandes clubes europeus disponibilizam gratuitamente em diversas plataformas de comunicação digital, tendo por objectivo alimentar a simbiose entre os adeptos e os seus representantes em campo. E3) Discriminação positiva a sócios. O Movimento considera inconcebível que os sócios do Sport Lisboa e Benfica não tenham acesso aos conteúdos televisivos disponibilizados pelo Clube a um valor mais reduzido do que os restantes subscritores não sócios do Clube. Tal facto será objecto de renegociação contratual com a operadora que detém os direitos de exploração do canal. E4) Flexibilizar a disponibilização da transmissão dos jogos de futebol profissional. Considera-se muito importante, sobretudo no contexto sócio-económico que se adivinha durante o próximo quadriénio, optimizar as condições para que seja possível à grande maioria dos Benfiquistas acederem ao conteúdo que constitui o core business do Sport Lisboa e Benfica, a transmissão em directo dos seus jogos de futebol profissional. Propõe, nesse sentido, o Movimento, a renegociação com os operadores detentores dos direitos das competições onde participe a equipa de futebol, possibilitando a distribuição dos jogos em directo para plataformas de streaming em formato pay per view; E5) Flexibilizar a disponibilização da transmissão dos jogos das modalidades. Paralelamente ao que é defendido no ponto anterior para o futebol profissional, o Movimento defende a avaliação da viabilidade de um formato de distribuição de jogos das modalidades pela BenficaTV em pay per view. Tal opção permitiria abranger um público alvo diversificado que, de entre a cultura própria do nosso ecletismo, tem preferência por determinadas modalidades, permitindo o seu acesso a esses conteúdos por um valor mais reduzido do que o total da mensalidade da subscrição do canal. Tal opção possibilitaria também o alcance da subscrição por parte de um público alvo constituído por adeptos de desportos específicos. E6) Alterar os critérios editoriais da BenficaTV. Considera-se que, nos últimos anos, se registou uma quebra na qualidade e pluralidade geral dos conteúdos programáticos apresentados pelo canal. Será, pois, proposta uma reformulação que visará reaproximar os associados do clube, nomeadamente convidando-os e incentivando-os à sua inscrição para programas da BenficaTV, dando voz a todos os quadrantes do universo Benfica. Pretende-se, também, aumentar no canal e nas plataformas digitais a interacção entre os sócios e espectadores com os atletas, treinadores e dirigentes do Clube. E7) Dissociar o clube do mau serviço ao desporto. O movimento não patrocinará, oficial ou oficiosamente, a participação de protagonistas em suposta representação do Clube em programas de discussão sobre futebol que incidam, essencialmente, sobre aspectos laterais ao jogo. Pelo contrário, será apoiada e incentivada a participação de atletas e treinadores do Clube em programas que exponenciem o lado positivo do desporto. O desporto em Portugal, e em particular o futebol, necessitam de menos protagonismo dos dirigentes e directores de comunicação e mais dos principais intervenientes, ou seja, dos jogadores e treinadores. E8) Consolidar a presença digital do Sport Lisboa e Benfica. O Movimento pretende amplificar a aposta na produção de conteúdos de qualidade diferenciada que permitam alcançar e manter a liderança indiscutível no futebol português nas novas plataformas de interacção social virtual, bem como uma posição significativa em comparação com os outros grandes clubes mundiais. E9) Criação do cartão de sócio virtual. Para os Benfiquistas, é um motivo de orgulho a ostentação do seu cartão de associado. Pretende, pois, o Movimento, oficializar uma distinção gráfica que, de imediato, identifique o sócio numa rede social virtual se assim o desejar, salvaguardando a necessária protecção dos seus dados individuais. E10) Optimizar a experiência do sócio no portal oficial do Clube na Internet. O Movimento pretende desenvolver a interacção entre o sócio e o Clube no site oficial, maximizando a sua experiência de utilização, nomeadamente através de diversas medidas que abordem diferentes vivências do quotidiano do Clube, desde a participação em Assembleias Gerais até à bilhética, conforme já especificado nos pontos C1.9, C3 ou B8, por exemplo. |